O portal Berra Lobo - Jornalismo Compartilhado é uma plataforma multimídia, que se propõe a uma intervenção simbólica e informativa, daqui e do resto do mundo. Cada comunidade e suas narrativas são fundamentais na luta por uma sociedade justa, transparente e livre, que a lógica capitalista − e os jornalismos que a seguem − não comportam.

 

A comunicação e a informação são, de fato, campos de batalha a serem travados. Batalha pode tomar um sentido literal, guerras cibernéticas se dão aqui, agora. Lutas pela verdade, tão bem escondida pelos interesses financeiros e políticas que querem deter  o poder e as riquezas, materiais e imateriais. Exemplo mais próximo e chocante é o caso Wikileaks, com o jornalista e ciberativista, Julian Assange.

 

Ou, então, o caso da estudante de escola rural, no interior de Goiás, que depois de uma oficina em que foi criado um blog em atividade coletiva, postou fotos e comentários da situação precária dos banheiros e salas de aula. A diretora mais que rapidamente trocou a senha, apagou o post e tornou o acesso moderado pelos professores.

 

Essas disputas pelo simbólico se dão a todo o momento, às vezes veladas, às vezes não. O papel do jornalista, comprometido com uma outra lógica - da transparência e da ampla democracia nesta esfera do simbólico, é decisivo neste enfrentamento. É sobre esta responsabilidade que se reflete ao co-criar e co-construir um portal de jornalismo compartilhado.

 

Seja bem-vinde!

Confira também

© 2015-2016. Criado por Vinicius de Morais Pontes, sob orientação do profº Nilton José dos Reis Rocha. FIC/UFG.