Ensaio Luzes Subjetivas 

Perspectivas solares

Fotografia, por definição gravar ou desenhar com a luz. Resultado de um longo processo histórico, o desenvolvimento da fotografia tem inúmeros personagens que, ao longo do tempo, contribuíram para sua criação.

Desde a primeira fotografia, feita no início do século XIX, muitas mudanças ocorreram. Com o surgimento da fotografia digital, a facilidade de produzir, manipular e distribuir essas imagens cresceu de forma extraordinária, mas o seu princípio fundamental não mudou.

É preciso luz. Sem a captação da luz a imagem não pode ser reproduzida. Por isso o sol, a luz natural que instigou os precursores dessa arte, é o objeto desse ensaio que pretende enaltecer suas diferentes nuances. Segundo Érico Elias, uma ensaio deve contar uma história e ter uma unidade entre as imagens, além de trazer uma nova nuance a cada foto.

Durante a produção do ensaio, cada integrante do grupo buscou apresentar sua perspectiva sobre a luz solar, sua riqueza de tons, sombras e profundidade. Assim, seguindo as características definas por Beatriz Fiuza, que diz que um ensaio deve transmitir uma mensagem, mesmo que essa seja subjetiva e sensorial, nosso ensaio busca incitar uma contemplação das paisagens solares.

 Exercendo nossa autonomia e ampla liberdade de expressão e interpretação como pretensos fotógrafos, esperamos que a mensagem presente no ensaio desperte algum tipo de sentimento e reflexão em quem observá-las.

Ensaio Fotográfico

Céu azul
Céu azul

Fotografado por Erick Pires 20/06/2020

Face
Face

Fotografada por Erick Pires 21/03/2021

Cópia de Colorismo do horizonte
Cópia de Colorismo do horizonte

Fotografado por Julia Andrade 20/04/2021

Céu azul
Céu azul

Fotografado por Erick Pires 20/06/2020

1/30

Nossa Equipe

ERICK PIRES 

WhatsApp Image 2021-06-12 at 15.39.20.jp

JULIA ANDRADE

PALOMA GONÇALVES

THIAGO VECHI