Iude Richele e “a distância de um clique” 

Gabriella Paiva - Davi Galvão - Eduarda Leite - Amanda Dutra

       Sem dúvidas, com a chegada da pandemia de Covid, diversas profissões foram seriamente abaladas, e não foi diferente no ramo fotográfico, especialmente para os artistas que trabalhavam com retratos, pois como seria possível continuar a captar a essência dos modelos sendo que não podiam sequer estar na mesma sala fotógrafo e o modelo em si?

       Tal dilema obviamente foi um grande fator a ser considerado pelos fotógrafos, uma vez que a própria opinião pública já passava a desacreditar de seu trabalho. Porém, foi nesse contexto caótico que algumas grandes mentes e talentos se sobressaíram, como é o caso do fotógrafo que exploraremos hoje. Confira agora um pouco mais do grande universo por trás de Iude Richele!

download (4).jpg

O fotógrafo Iude Richele  Foto: Reprodução/ Iude Richele

       Do mundo da gastronomia ao dos registros fotográficos inovadores de caráter artístico em tempos pandêmicos: o fotógrafo mineiro Iude Richele, formado em gastronomia, trabalha como fotógrafo há mais de uma década, mas há cinco anos tem se dedicado à arte e novas maneiras de se utilizar a fotografia.

       Na gastronomia, revolucionou o modo de se retratar a comida mesclando técnicas fotográficas à delicadeza de compor pratos os mais diversos. O sabor da comida começa na beleza.          Como ele mesmo diz: “As pessoas precisam comer com os olhos. ” 
       Atualmente, em meio a quarentena e o distanciamento social por conta da pandemia, Iude têm se destacado no universo da fotografia com a criação de um projeto voltado a fazer ensaios fotográficos à distância, por meio de videochamadas e softwares como o FaceTime. O intitulado “A distância de um clique, nunca estivemos tão conectados” abrange a participação de várias celebridades nacionais ante aos cliques cada vez mais digitais e independentes da convencional presença física do fotógrafo. 

       Ju Paes, Isis Valverde, Claudia Raia, Sabrina Sato, Titi Müller, Erika Januza, Duda Beat foram algumas de suas convidadas e convidados para as sessões de fotos à la quarentena. Utilizando dessa técnica à distância, o mineiro até já clicou o cantor Lucas Lucco para a capa da revista Quem, no ano passado. 

       Iude Richele acredita que por mais que a qualidade das fotografias nem sempre fiquem enormes, por fatores de internet, iluminação do ambiente etc., por trás de cada registro há uma mensagem de conexão, de humanização do novo normal e aproximação entre as pessoas e vivências por meio do mundo tecnológico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

download (5).jpg

O chef  Foto: Reprodução/ Iude Richele

Erika Januza | Foto: Reprodução/ Iude Richele 
Juliana Paes | Foto: Reprodução/ Iude Richele 
Sabrina Sato | Foto: Reprodução/ Iude Richele  
 Duda Beat | Foto: Reprodução/ Iude Richele 
 Larissa Manoela | Foto: Reprodução/ Iude
Giulia Be | Foto: Reprodução/ Iude Richele

Outras publicações

LuisaDorr_SaulTiff.jpg