Flora

        Dias

Feito por: Amanda Caetano e Pedro Felipe Freitas

    Data: 15.04.2021 

   Flora Dias é um dos nomes brasileiros no cenário atual do Cinema Nacional quando se trata de Direção de Fotografia; nascida no interior de São Paulo, Flora se destaca não só pelo seu talento, mas também pelo fato de ser uma representante feminina em um cenário onde a predominância ainda é dos homens.  Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, e com especialização em Imagem na École Nationale Louis Lumière, na França, atua no mercado audiovisual desde 2009 e já participou da produção de diversos filmes de curta e longa-metragem, tendo como seus principais trabalhos como diretora de fotografia: Sinfonia da Necrópole (2014), Califórnia (2015) e a Noite Amarela (2019). Como Diretora, Flora fez o filme O Sol nos Meus Olhos (2014).

     A fotógrafa participou da 23ª Mostra Tiradentes, que é um evento com o objetivo de incentivar e difundir o cinema brasileiro, com o filme Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu, de Bruno Risas, que fez parte da seleção da Mostra Aurora. Flora não só assinou a fotografia, como também atuou nesse longa, que a sinopse dele é a seguinte: uma família vive em crise quando o pai fica desempregado e eles são obrigados a se mudar para uma velha casa no interior de São Paulo. Em meio a brigas, a avó adoecendo e problemas financeiros, eles seguem vivendo, enfrentando as dificuldades do cotidiano. Certo dia, a mãe é abduzida, mas a vida continua como se nada tivesse acontecido.  

Sinfonia da Necrópole

    Sua cinematografia é composta por planos que conversam muito bem com a narrativa dos filmes, uma vez que a diretora varia constantemente os enquadramentos de acordo com o avanço da trama, buscando sempre mostrar ao espectador detalhes dos ambientes das cenas. Ademais, ao analisar Sinfonia da Necrópole (2014) e Califórnia (2015), é perceptível que sua obra segue uma abordagem na qual a fotografia dita a atmosfera do filme, usando sombras e iluminações com tons azulados e/ou pastéis em momentos mais tensos, e cores mais vivas e cenas melhor iluminadas em momentos mais descontraídos. Além disso, Flora é pesquisadora e ministra cursos online sobre técnicas referentes à Iluminação Cinematográfica, tendo como mais recente a Oficina Ler e Criar Luz, que ocorreu em em outubro de 2020, de forma remota.

 + Trechos de outras produções

1. Califórnia:

2. Casa Grande

3. A noite amarela

4. Ontem havia coisas estranhas no céu

+Referências

Foto 02:   Flora Dias. Disponível em:  <https://www.instagram.com/p/BsQSlVPnX0f/ >.Acessado em 04.04.2021

 ‌ Feito Por Elas. Twitter. Disponível em: <https://twitter.com/feitoporelas_/status/1236688271767371778> . Acesso em: 30 Mar. 2021.

  Filmow. Flora Dias. Disponível em: <https://filmow.com/flora-dias-a182084/>. Acesso em: 30 Mar. 2021.

  Films shot by Flora Dias. Letterboxd.com. Disponível em: <https://letterboxd.com/cinematography/flora-dias/>. Acesso em: 31 Mar. 2021.

‌  Instagram Flora Dias. Disponível em: < https://www.instagram.com/floradiass/?hl=pt-br>. Acesso em: 31 Mar. 2021.

  Valkirias A representação feminina no cinema brasileiro. Disponível em: <http://valkirias.com.br/representacao-feminina-cinema-  brasileiro/>. Acesso em: 31 Mar. 2021.