Por

CAMILLA 
MORAES
 

MODA E BELEZA

Listras, a roupa que nunca sai de Moda

Tendência nas vitrines e queridinha no guarda-roupa das pessoas há muito tempo​

Há quem ame, e quem odeie. Eu já fiz parte do último grupo, confesso. Mas hoje sou fã de carteirinha desse padrão de vestuário. E pelo jeito não é só eu, não. Na minha primeira semana de aula na faculdade mesmo, fui com um vestido listrado que comprei recentemente. E bastou chegar na faculdade para ver mais duas meninas da minha sala com peças listradas e, depois, mais um monte de gente do campus da mesma forma, rs. 

 

Mas não importo, na verdade até gosto de ver que as pessoas estão antenadas na moda, propositalmente ou não. Nas lojas dos shoppings mesmo, o que tem de araras com saias, blusas, vestidos e até calças listradas não é brincadeira. O listrado não é uma tendência nada nova, mas sempre esteve nas passarelas das temporadas de Fashion Week's, apesar de que nem sempre foram tão queridinhas pelas pessoas assim.  

  

Na literatura medieval, por exemplo, o herói sempre estava sob um cavalo branco e o traidor sob um cavalo malhado (listrado). Até a zebra era considerada um animal totalmente desprezível apenas por sua cor listrada.

 

Outro exemplo a ser citado, foi quando (no ano de 1254) uma ordem de religiosos chegou a Paris utilizando vestes com listras brancas e marrom (em referência ao profeta Elias que era símbolo de proteção a eles). Esses povos causaram um grande alvoroço na capital francesa.

Vestidos e saias são duas ótimas opções para dias mais quentes

As listras sempre estiveram relacionadas com os países islâmicos. Ou seja, não era algo digno de ser usado por cristãos. E por conta disso, foram considerados hereges, assim como palhaços, prostitutas e até presidiários que utilizavam as roupas listradas antigamente.
 
Mas, esse pensamento não tem muito sentido na cultura mundial hoje. E uma das pessoas que acabou libertando a humanidade desses pensamentos, foi a estilista Coco Chanel. Revolucionando a história da moda, ela trouxe aos vestuários, inovação e libertação a partir da inversão de valores vigentes da época. 
    
E foi a partir desse momento que muita coisa mudou. O século XX teve como um dos focos na moda, as listras. E o XXI, claro, não ficou para trás. Hoje, é praticamente impossível se abrir um guarda-roupa feminino ou masculino e não encontrar pelo menos uma peça de roupa ou acessório com a tendência das listras. Virou febre e a gente amou, essa é a verdade!!!

 

Na correria do dia a dia, opte sempre por looks simples, elegantes e confortáveis

Confira também

© 2015-2016. Criado por Vinicius de Morais Pontes, sob orientação do profº Nilton José dos Reis Rocha. FIC/UFG.